Apontado para o dia 16/09 (segunda-feira passada), o início das transmissões da TVI em 16:9 acabou por não se concretizar. O site Fantastic tentou perceber, junto da própria estação, o porquê desta situação. A resposta, em exclusivo para o site Fantastic, revela que a ideia será começar as emissões 16:9 quando for possível transmitir em HD. 

"A TVI começará a emitir em 16:9 quando estiverem reunidas condições para que as suas emissões passem a alta definição. Atualmente já existe na TVI a tecnologia necessária para dar esse passo, no entanto a plataforma TDT acabou por não permitir a emissão integral das emissões da TVI em HD pelo que o processo está pendente", revelou o gabinete de Relações Públicas da estação ao site Fantastic.

Mas não só na televisão a emissão em alta definição parece ser uma realidade próximo na TVI. "No que concerne às restantes plataformas onde a TVI é distribuída, a introdução do HD será possível assim que se reúnam condições técnicas para o fazer. No nosso entender, introduzir o formato 16:9 em emissões SD não faz sentido", conclui a representante da estação.
 
 Imagem
Com a chegada da Televisão Digital Terrestre (TDT), ocorreu uma abertura a uma maior quantidade de possibilidades na televisão em Portugal. Uma dessas possibilidades foi a de inclusão de novos canais (ou já existentes) na oferta, até porque é o país com menos oferta na TDT num grupo de países europeus (segundo um estudo do OEA). Miguel Gil, administrador da Media Capital, detentora da TVI, diz que «este deve ser um problema que deve ser analisado de uma forma integrada», à revista Correio da Manhã TV.

Porém, para que se consiga tal feito é necessário «saber qual é a capacidade existente em termos de espaço radioelétrico. Depois temos de ver qual a abertura da ERC [Entidade Reguladora para a Comunidade Social] para potenciais utilizações do espaço disponível» e manter uma conversação constante com esta Entidade, como a Media Capital faz.

Quem o tem feito é também a RTP, que, tal como, recentemente, veio a público, está interessada em disponibilizar os canais RTP Informação e RTP Memória em sinal aberto, na TDT. Acontece que Miguel Gil não vê esta tentativa com bons olhos, uma vez que defende que «devia olhar-se de forma completa para a perspetiva de todos os operadores [SIC e TVI] e não fazer disto uma manta de retalhos», ou seja, que exista igualdade de operadoras na oferta de canais.

 
À algum tempo que se fala de uma mudança gráfica a acontecer na TVI. Separadores e grafismos terão uma renovação completa que será feita já a partir de dia 16 de Setembro.Muitos espectadores da TVI estranharam a falta de separadores de promoção a Belmonte e Secret Story e muitos foram também os que comentaram a simplicidade do separador de I Love It. Tudo isto tem uma razão. A TVI está a apostar tudo no desenvolvimento do novo grafismo, deixando o actual a meio-gás. O novo grafismo trará novidades: será mais simples, com menos ornamentações, e mais limpo. Mas a grande novidade é o que vai acontecer no mesmo dia da mudança. Juntamente com o novo grafismo, a TVI irá mudar o formato de emissão para 16:9. Este formato permite aproveitar toda a área disponível dos televisores 16:9 (LCD, plasma e LED), os mais utilizados, sem esticar a imagem horizontalmente, como acontece actualmente (as famosas “pessoas gordas”). Os consumidores que ainda utilizarem televisores mais antigos (4:3), continuarão a ver a emissão em boas condições, apenas com duas barras horizontais no topo e no fundo do ecrã.

Numa fase inicial, “Você na TV”, “A Tarde é Sua”, e I Love It serão emitidos neste formato. Belmonte e Secret Story verão também a sua estreia a ser feita em 16:9. Quanto a Destinos Cruzados e Mundo ao Contrário, apesar de terem sido já captadas neste formato (como todas as novelas são, desde 2007) não temos garantias quanto ao seu formato de emissão. A informação, Jornal das 8 e Jornal da Uma, ainda é captada no formato antigo, pelo que a sua mudança ficará para mais tarde pois requer investimento em novos equipamentos.

Há meses caía a notícia de que, estava para breve a mudança para 16:9 vinda de Carnaxide e de Queluz de Baixo. 

Ao que parece, os mais atentos já quebraram o silêncio e já repararam que a TVI está a promover em minoria os novos programas que estrearão em breve. Isto tudo porque a TVI está a preparar um novo grafismo e adoção do 16:9, formato ao qual a RTP já aderiu.

O novo grafismo trará novidades: será mais simples, com menos ornamentações, e mais limpo mas também acompanhado da emissão em 16:9 dizendo assim "adeus" ao 4:3

O 16:9 permite com que os espectadores tenham uma melhor perceção dos conteúdos exibidos, e com uma melhor qualidade de imagem, visto esta não ser esticada, deixando de lado a questão dos famosos "ficarem gordos". Este novo formato estará disponível nos televisores mais recentes, embora que os mais antigos terão uma melhor visibilidade, mas com o surgimento de duas barras, uma no topo e outra no fundo. 

Então a estação de Queluz irá adptar esta medida já a partir de dia 16, Segunda-Feira.

Numa fase mais inicial, “Você na TV”, “A Tarde é Sua”, e I Love It serão emitidos neste formato. Mais tarde, "Belmonte" e "Secret Story" também terão esta novidade. 

Devido a requer muito investimento por parte da estação, a mudança não cobrirá o "Jornal das 8", nem o "Jornal da Uma". 

Já na SIC, todos os equipamentos já estão adaptados para emitir no novo formato, mas a estação ainda não anunciou a mudança. Sabe-se apenas que algumas dar grandes reportagens do Jornal da Noite, por exemplo, já adoptaram este novo formato.